Criado no ano passado, o Sisbi/POA integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção, a fim de garantir a segurança alimentar dos produtos.
Os municípios e estados interessados em integrar o programa precisam pedir a equivalência dos seus serviços de inspeção do Mapa. Para obtê-la, devem comprovar que têm condições de executar a inspeção e avaliar a qualidade e a sanidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do ministério.
Para serem integrados, estados e municípios devem ter infra-estrutura administrativa e operacional para inspecionar a inocuidade e a qualidade dos produtos de origem animal e desenvolver ações de prevenção, combate à fraude econômica e controle ambiental. Para realizar tais atividades, é necessário que tenham médicos veterinários concursados e sistema de informação.
Segundo informações do Mapa, até agora oito municípios enviaram pedidos de adesão ao Sisbi/POA: Crissiumal, Humaitá, Três de Maio, Constantina e Independência (todos no RS), Maravilha, São João do Itaperiú (SC) e Estância de Serra Negra (SP). Os estados de MG, PA, MS, MT, BA, PR também manifestaram intenção de fazer parte do sistema.
Além da abertura do mercado interno aos produtos regionais, permitindo que as agroindústrias de carne (bovina, ovina, suína e aves), leite, mel e pescados possam aumentar a renda e criar mais empregos, o Sisbi/POA também traz benefícios aos consumidores brasileiros em relação à segurança alimentar.
Envie seu comentário: