"Caro Daniel,
A clandestinidade existe porque existem também várias lacunas na cadeia produtiva que precisam ser imediatamente preenchidas.
No seu texto está claro que nós temos um mercado consumidor interno pronto para consumir nosso produto. Tanto é que, como você mesmo narrou, 63% da carne ovina consumida no Brasil é importada.
Nossas dificuldades: 1)produzir um cordeiro que atenda às exigências deste mercado; 2)exitência de frigoríficos que paguem um preço justo aos produtores por este produto diferenciado; 3)precisamos também ter cordeiros em quantidade suficiente para abastecer os frigoríficos.
Soluções: 1)os produtores devem se unir em micro-regiões em uma espécie de associação, para custear um bom veterinário e um técnico agrícola, comprar insumos e rações em grande quantidade para conseguir melhores preços e ratear despesas com frete, trocar experiências e animais entre si, para obter um produto padronizado e montar uma escala de produção para que esta micro região tenha sempre cordeiros para fornecer ao frigorífico. 2) As prefeituras e governos estaduais também podem ajudar, dando incentivos fiscais aos produtores e frigoríficos, principalmente nesta fase inicial, onde a ovinocultura brasileira está "engatinhando", pois precisamos estimular novos investidores/produtores a entrarem na atividade, só assim teremos cordeiros em quantidade e qualidade suficientes para abastecer este imenso mercado brasileiro e, por que não, o mercado internacional.
A ovinocultura brasileira tem tudo para dar certo e ser a melhor e maior do mundo, mas para isso precisamos de empreendedores de atitude e uma politica fiscal favorável, que não pense apenas no hoje, mas sim no futuro promissor que esta atividade vislumbra."
Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.
Envie seu comentário: