Os produtores também tiveram o vírus Schmallenberg para lidar, o que a NFU disse que pode afetar a estação de parição nesse ano.
A NFU está, portanto, pedindo aos varejistas que demonstrem um compromisso genuíno com os fornecedores britânicos após uma queda de 22% no preço ao produtor, apesar do aumento no preço da carne de cordeiro nas prateleiras dos supermercados.
O presidente de pecuária da NFU, Charles Sercombe, disse: “Os produtores estão trabalhando duro para se manter em uma situação muito difícil, mas estamos agora enfrentando condições realmente desafiadoras no mercado mundial, enquanto vemos uma redução considerável no preço que nossos próprios varejistas pagam. Isso não está sendo ajudado por mais produtos de carne de cordeiro mais baratos importados nas prateleiras dos supermercados. O que me surpreende é que os preços aos consumidores permanecem altos. A demanda dos consumidores também permanece forte, então, o que está acontecendo; para onde está indo o dinheiro?”.
“Eu quero ver um setor britânico próspero de carne de cordeiro – crucial se quisermos atrair pessoas jovens a trabalhar na nossa indústria – de forma que os varejistas precisam começar a trabalhar mais de perto com a base de abastecimento de cordeiros britânicos para ajudar a suprir alguns dos desafios sendo enfrentados. Precisamos que nossos clientes – o consumidor – aproveitem alguns benefícios também”.
Sercombe também disse que o pacote de reforma da Política Agrícola Comum (PAC) foi mais uma razão para enfatizar a importância dos supermercados dando aos produtores britânicos um acordo justo.
“À medida que as discussões sobre a reforma da PAC continuam, não podemos ignorar o fato de que muitos produtores ovinos estão atualmente lutando para enfrentar as despesas nesse novo ambiente direcionado pelo mercado. Os pagamentos diretos aos produtores são atualmente uma ajuda vital – a única forma que podemos evitar a volatilidade dos mercados mundiais. Se isso ocorrer, muitos produtores ovinos e suas famílias enfrentarão um futuro muito incerto”.
*Em 11/01/13 – 1 Libra Esterlina = US$ 1,60390
A reportagem é do meatinfo.co.uk, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: