Por meio da parceria entre Emater/RS-Ascar e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), os produtores participaram de capacitações sobre o método de esquila Tally-Hi. A partir disso, “estimulamos a ida e a participação deles neste concurso, pois seria a oportunidade de mostrar que estão habilitados a utilizar o método de esquila, que após anos de tentativas frustradas, chegou ao Rio Grande do Sul para ficar”, conta a médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Elusa Andrade.
Os cursos são promovidos pela Emater/RS-Ascar, nas comunidades de pecuaristas familiares de São Gabriel, há quatro anos. Elusa explica que, juntamente ao método de esquila Tally-Hi, incentiva-se o manejo de esquila pré-parto, o que beneficia o rebanho e a produção de lã, sem adicionar custos.
Método Tally-Hi
Também conhecido como método australiano, o método Tally-Hi proporciona uma esquila com maior rendimento da lã, já que esta é retirada inteira do animal. Conforme a médica veterinária da Emater/RS-Ascar Elusa Andrade, este método gera menos estresse e, além disso, pode ser utilizado na esquila pré-parto, reduzindo as chances de aborto da ovelha.
O método apresenta nove posições básicas e é realizado com máquina elétrica, tornando-o mais rápido que o tradicional. “Todos são beneficiados, produtor e esquilador, este quando bem capacitado e com prática, pode esquilar mais ovelhas em menos tempo e, assim, lucrar mais”, afirma Elusa.
As informações são da Emater/RS, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: