A Cooperativa Ovecha Rague de San Miguel conseguiu exportar através de contatos da Associação de Criadores de Ovinos do Paraguai. As condições impostas pelos diretores da Lanas Trinidad SA foram que a lã fina seja de primeira qualidade e, se possível, produzida pelas raças Corriedale, Ideal e Hampshire Dawn.
A lã a nível local no Paraguai não tem muito mercado, mas a exportação pode melhorar a produção de ovelhas de lã, principalmente Corriedale, cuja fibra é considerada de excelente qualidade pelos industriais uruguaios. O gerente da Cooperativa Ovecha Rague Ltda., Bernabé González, disse que a ideia é exportar lã, mas sem deixar sem matéria-prima os artesãos locais, que se dedicam a tecer roupas de lã durante todo o ano. Os artesãos locais utilizam cerca de 30.000 quilos de lã anualmente.
Ele disse que a tosquia de ovinos é realizada de setembro a dezembro, mas a exportação pode ser feita durante todo o ano. Ele disse que a cooperativa pode comprar a lã dos produtores de ovinos de Misiones e, inclusive, de outros locais do país, como o Chaco paraguaio.
"Os artesãos de San Miguel não ficarão sem lã, porque nossa prioridade é cobrir a demanda local e exportar o remanescente", disse González. A exportação foi feita por Encarnación e o produto foi transportado em fardos de 150 a 170 quilos, cumprindo todos os requisitos aduaneiros e pagamentos de tarifas, disse ele.
Em 10/12/10 - 1 Guarani Paraguaio = US$ 0,00021
4.568,90 Guarani Paraguaio = US$ 1 (Fonte: Oanda.com
A reportagem é do ABC Color Digital, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: