Apesar de a estação produtiva de cordeiros do Reino Unido e da Escócia ter começado bem, uma pesquisa mostrou que muitos supermercados, como Sainsburys, Tesco e Asda, estão estocando altos níveis de carne de cordeiro da Nova Zelândia e da Austrália. Apesar de alguns supermercados terem mostrado um compromisso contínuo com a carne de cordeiro britânica e escocesa, o presidente da NFUS, Nigel Miller, expressou sua preocupação sobre o espaço "crítico" nas prateleiras ainda sendo usado para altos níveis de produtos importados.
Miller também usou o atual clima financeiro para adicionar peso a seu desapontamento. Ele disse que a estação de 2012 para carne de cordeiro não está sendo estável e que apresentou flutuações nos preços, bem como está tendo que enfrentar problemas com o Euro, que ele disse que tiveram um impacto nas oportunidades de exportação.
"O mercado para carne de cordeiro está mais fraco que na estação anterior e tende a um grau maior de volatilidade do que o visto nas últimas estações. Com o Euro também fraco, e o mercado de exportação menos atrativo, é cada vez mais importante que tenhamos um mercado doméstico forte e viável. Sabemos que os consumidores querem e esperam ver produtos escoceses nas prateleiras e muitos de nossos varejistas não estão dando a eles o que querem".
A pesquisa original foi feita por Miller, que ficou um dia no mês de maio avaliando os supermercados e lojas do país. A última pesquisa foi realizada nesse mês por Miller, pelo gerente de relações na cadeia de alimentos, Wendy Fleming, e pelo gerente de políticas pecuárias, John Sleigh.
"Ainda acreditamos firmemente que uma abordagem coordenada dos produtores com os processadores, até as prateleiras das lojas e os consumidores, nessa estação produtiva de cordeiros, ainda tem potencial para recompensar todos os envolvidos, mas o trabalho a nível de varejo precisa começar agora".
A reportagem é do www.meatinfo.co.uk, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: