Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Produtores rurais prevêem ciclo de dívidas

postado em 28/10/2008

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Na expectativa de ao menos se aproximar das marcas da safra passada, mesmo diante das dificuldades de crédito causadas pela crise financeira, os produtores rurais fazem previsões pessimistas para a safra seguinte, a partir de meados do ano que vem. Alguns já falam que o período 2009/2010 será o início de um novo ciclo de endividamento.

Diferentes fatores levam à avaliação, como o custo da produção (elevado pelos insumos, em especial), o dólar valorizado, a diminuição da margem de lucro e a queda no preço das commodities.

Para o Ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, as entidades ruralistas "têm que parar de chutar", pois não possuem instrumentos para tais projeções, disse em referência à CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

A atual safra (2008/ 2009) tende a ser pouco afetada pela crise, iniciada num momento de plantio e posterior à compra de insumos. Os poucos atingidos, segundo o governo e os produtores, são os que deixaram para comprar adubos em cima da hora. Nesse caso, pagaram mais ou optaram por plantar numa mesma área com menos tecnologia, o que pode diminuir a produção.

O governo fala numa safra 2008/2009 igual à de 2007/2008, enquanto a CNA prevê queda de pelo menos 5% na produção.

"O cenário para a próxima safra [a de 2009/2010] é um grande ponto de interrogação, que vai absorver todo esse atual cenário, aumento do custo, queda dos preços, falta de crédito", afirma o dirigente da CNA José Mário Schreiner.

As informações são do jornal Folha de S. Paulo, resumidas e adaptadas pela equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Antonio Luiz Paiva Viana

Fortaleza - Ceará - Produção de leite
postado em 29/10/2008

Somente atraves de campanhas institucionais (midia televisiva, jornais e revistas) visando o aumento do consumo interno, conseguiriamos evacuar a produção nacional com mais tranquilidade, pois as exportações (proximas) ao que tudo indica, terão desempenho inferior ao deste ano.

Helvecio Oliveira

Belo Horizonte - Minas Gerais - Pesquisa/ensino
postado em 30/10/2008

Ou de debandagem... Aí o profético tiro no pé se concretiza. Como dizia o Nelson Rodrigues:"O óbvio só os profetas enxergam". A indústria deve assumir a sua parte na incopetência mercadológica.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade