O programa foi iniciado em setembro de 2004, com o objetivo de oferecer material genético de qualidade superior para os rebanhos gaúchos de ovinos de lã, além de transferir tecnologias através de cursos de capacitação, sincronização de cio e inseminação artificial.
Para isso, foram adquiridos machos campeões da Expointer em 2004 e 2005, além de premiados na Exposição do Prado, no Uruguai. Os animais foram repassados para as cooperativas parceiras, possibilitando a inseminação de mais de 5,4 mil ovelhas das raças Merino, Ideal e Corriedale.
Dos descendentes dos carneiros adquiridos, foram selecionados 680 machos para servirem de reprodutores. Cada um pode inseminar 50 ovelhas por ano. "Com isso, em cerca de cinco anos poderemos alcançar o número de 170 mil animais que possuirão uma genética superior e lã de melhor qualidade, acabando com a necessidade de utilizarmos lãs importadas para a produção de artigos finos", destacou o presidente da Paramount Têxteis, Fuad Mattar.
A expectativa é de que cada animal possa chegar a produzir um quilo de lã de alta qualidade, informou o governo do estado do RS.
Envie seu comentário: