A ação teve início em 2007 e é impulsionada pelo Programa Juntos para Competir, desenvolvido pelo Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e pela Farsul. A primeira comercialização ocorreu em 2008, envolvendo 5 mil cordeiros de 39 criadores dos municípios de São Gabriel, São Martinho Dom Pedrito e Quaraí. Atualmente, o programa conta com a participação de 50 criadores, responsáveis por um rebanho que deve fechar o ano com cerca de 20 mil animais.
Como etapas principais do programa estão o desmame dos cordeiros e a realização de uma vistoria nas propriedades antes do abate, além de acompanhamento no transporte dos animais, evitando lesões; acompanhamento no frigorífico; identificação dos cortes de carcaça; comercialização das carcaças; acompanhamento da venda no varejo; e atuação com o consumidor, por meio de pesquisas sobre grau de satisfação.
O grupo aumentou em 2009 com a adesão de produtores de mais três municípios próximos. Para 2010, o produtor e engenheiro agrônomo, Márcio Soriano espera um bom resultado. "Esperamos dobrar o número de cordeiros em relação a 2009, que chegou a quase dez mil animais".
Soriano lembra que iniciar os trabalhos na região não foi fácil, devido à descrença dos próprios produtores. "Antes, deixavam a ovelha envelhecer para poder extrair a lã e só depois abater o animal. O resultado era uma carne ruim com gosto desagradável", explica.
Uma das iniciativas que surgiram com a implantação do programa foi a criação do Selo Nacional de Qualidade. Soriano explica que para obter essa certificação, o animal precisa atender a alguns requisitos: ter dente de leite, peso vivo entre 25 kg e 42 kg e acabamento de 2,5 kg a 3,5 kg. "A idade ideal para o abate do cordeiro é de até 13 meses de nascido. Para a comercialização a idade é de cinco a seis meses", explica.
O Sebrae e o Senar têm dado consultoria técnica e de gestão. Segundo Soriano, é grande a procura pelo programa. "A adesão está grande, porém, não estamos preocupados em aumentar o grupo e sim em melhorar a qualidade dos nossos rebanhos", ressalta o produtor.
As informações são do Jornal do comércio/RS, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: