Vários critérios podem ser utilizados para os produtores tomarem essa decisão, como: machos e fêmeas que após o desmame não se adequam para compor o rebanho, animais que apresentam anormalidades físicas ou sofreram acidentes com lesões graves, animais que não conseguiram atingir o peso esperado, fêmeas que não foram fecundadas e que apresentam sinais de infertilidade, animais acidentados cuja lesão comprometa os índices do rebanho, fêmeas com baixa produção de leite ou que apresentam anomalias no sistema reprodutivo, animais com problemas sanitários etc.
Deve-se lembrar que o descarte deverá ser fundamentado não apenas no rigor dos critérios, mas também, no bom senso de quem o realiza.
E você produtor de ovinos e/ou caprinos? Quais os critérios utiliza para descartar os seus animais? Como e quando você realiza? Compartilhe sua experiência!
O FarmPoint desde já agradece a sua participação!
Ronald Peach
São Paulo - São Paulo - Produção de ovinos de corte
postado em 26/09/2012
Os animais que descarto tem criterios objetivos e visa a melhoria do plantel e alguns dos mais frequentes são:
Matrizes - mastite; infertilidade; má mãe; problemas de parto; algum problema crônico.
Reprodutores - (foram bem avaliados anteriormente para serem utilizados) infertilidade
Cordeiros machos - com orientação do inspetor da Arco seleciono 10% dos melhores no desmame com 90 dias e os demais são descartados. Por ocasião da confirmação
com 10/12 meses descarto mais cerca de 40%.
Cordeiros fêmeas - animais com defeitos ou com baixo desenvolvimento.