A qualidade, por exemplo, é hoje um fator cada vez mais determinante na procura por um produto, podendo ser definida como um conjunto de características e atributos que garantem a segurança de quem o consome. O consumidor escolhe o produto baseado na sua experiência anterior com o modo de preparar e com o grau de satisfação na refeição e para ele, a decisão de voltar a comprar no mesmo ponto de venda, ou o mesmo tipo de carne, vai depender de terem sido satisfeitas suas expectativas iniciais.
Devido às entraves do sistema agroindustrial da ovinocultura e a ausência de uma indústria forte no Brasil, a carne ovina oferecida normalmente não apresenta padronização. Grandes redes de supermercados já possuem uma maior variedade de produtos (queijos, hambúrguer, espetinhos), porém, muitos estabelecimentos nunca venderam essas mercadorias.
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Julio Erasmo Reich
Querência - Mato Grosso - Produtor de ovinos
postado em 05/11/2010
Olha, eu acredito que os consumidores enxergam a carne ovina como um produto especial, um produto que deve ser consumido em datas especias e que hoje ainda encontra-se muito caro no mercado brasileiro. Para isso mudar, precisamos de incentivos governamentais e outros, precisamos de uma indústria mais forte e produtos padronizados em todo o Brasil. O consumidor, como o próprio texto diz, que segurança naquilo que consome, e com o abate informal, muitos ainda não degustaram um produto de qualidade.