Atualmente, algumas universidades e instituições de pesquisas vêm realizando diversos estudos relacionados às cadeias produtivas agroindustriais, já que os resultados são satisfatórios e podem ser aplicados na prática. Quando descobertos, os principais gargalos da cadeia produtiva em estudo podem ser destrinchados, o que facilita o encontro de soluções.
A ovinocultura vem se destacando como uma atividade em expansão no agronegócio brasileiro, porém, apresenta diversas falhas na sua cadeia produtiva. A regularidade na oferta do produto, a produção formal e os padrões de segurança alimentar só serão cumpridos a partir do momento que a cadeia produtiva ovina tiver um mínimo de coordenação e um equilíbrio na participação dos seus agentes. A ausência de interação desfavorece a formação de uma estratégia e resulta em perda de competitividade como um todo.
Figura 1 - Estrutura simplificada da cadeia produtiva ovina no Brasil.
Devido à crescente demanda por carne ovina no Brasil e seu aquecido mercado, este é um bom momento para a cadeia ovina ser analisada e repensada. O objetivo é buscar novas estratégias competitivas que consolidem a atividade no agronegócio brasileiro.
O FarmPoint pergunta: qual é o elo da cadeia ovina no Brasil que hoje demanda maior atenção?
Participe deixando o seu comentário no box abaixo:
Raquel Maria Cury Rodrigues, Equipe FarmPoint
Natália Albieri
Londrina - Paraná - Estudante
postado em 08/06/2011
Eu acredito que todos os elos da cadeia produtiva de ovinos são importantes, e merecem atenção, pois se algum deles não estiver funcionando corretamente vai acarretar danos em todos os outros componentes da cadeia. Apesar de nos últimos anos a cadeia produtiva estar mais organizada e especializada, e oferecendo ao consumidor um produto de maior qualidade e aceitação, ainda existem diversos pontos de entrave na produção de carne ovina, como por exemplo, a falta de frigoríficos especializados no abate da carne ovina fazendo com que aumente número de abatedouros clandestinos.