As ações de fiscalização realizadas no primeiro semestre de 2008 apontaram ainda para um índice de conformidade de 78% para os fertilizantes minerais mistos, os mais consumidos no Brasil. De acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), o Brasil consumiu no ano passado mais de 18 milhões de toneladas desse produto.
Os fiscais federais agropecuários do Dfia lavraram 618 autos de infração às empresas que apresentaram não-conformidades na fabricação dos fertilizantes. O valor das multas aplicadas passou de R$ 1,28 milhão. Cabe destacar que as ações de fiscalização se destinam aos produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e as amostras são analisadas em laboratórios oficiais.
Também como resultado da fiscalização, foram suspensos os registros de 11 produtos. Casos em que foram constatados resultados muito discrepantes do especificado no registro, configurando fraude. Por exemplo, o ministério identificou produtos em que havia 60% menos nutriente do que o informado pelo fabricante.
"Para este semestre, o ministério mantém o mesmo rigor nas ações de fiscalização com o objetivo de coibir a venda de produtos não-conformes que possam comprometer a produtividade das lavouras", enfatiza o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz. Ele explica que, tradicionalmente, este é o período do ano de maior consumo de fertilizantes no Brasil em razão do plantio da safra principal.
As informações são do Mapa, adaptadas pela equipe AgriPoint.
Joaquim Ribeiro da Cunha
Uberlândia - Minas Gerais - Produção de café
postado em 13/10/2008
Parabéns pelo artigo. Essas informaçoes são importantes para todos os produtores, ou melhor, a todo setor produtivo da agricultura brasileira.
Seria importante também, mencionar quais as empresas produtoras de adubos que não estão em conformidade com as especificações de registro, para que os produtores possam saber e, assim, selecionar quem esta trabalhando dentro da lei e produzindo fertilizantes de boa qualidade.