"Estou tendo um problema com alguns borregos da minha propriedade. Eles ficam com a perna traseira levantada. A princípio pensei que fosse somente um animal (achei que poderia ter ocorrido uma briga entre eles e consequentemente ele estava machucado) mas decorrido um tempo verifiquei que isso está ocorrendo em vários animais. Agora são oito no total e eu percebo que isso está ocorrendo somente nos pequenos e não é briga, pois eu fiquei observando.
Eles ficam com a perna traseira esquerda levantada e não apoiam mais no chão. Estão comendo normalmente, enfim, continuam com a mesma rotina. Apliquei dexametasona e B1 e verifiquei que alguns melhoraram, mas outros não.
Alguém sabe me dizer que doença é esta e como ela pode ser tratada?
Equipe FarmPoint
Rogerio Faria
Jataí - Goiás - Inspetor da ABQM e ABCPaint / Consultoria Genética
postado em 10/02/2012
Prezado Compnaheiro: Gostaria de saber que tipo de volumoso você está fornecendo para os seus animais? Tenho verificado que ultimamente o pessoal està utilizando fornecer para os animais o capim napier "roxo" e isto em alguns animais como potros e tambèm bezerros jà apresentou sintomas semelhantes. Devemos verificar que nem sempre o que se agrada aos olhos é bom para os animais. Acredito que o surgimento deste tipo de capim nessa coloração é espontâneo e carece de pesquisas para verificar o que o mesmo esta causando. Acredito que se for este volumoso que esta sendo fornecido pode ser um fator anti-nutricional. Experimente fazer aplicações de vitamina B12 ou citoneurin 5000, consegui reverter alguns casos semelhantes com esse tipo de medicamento. Experimente verificar se mudando esses animais para uma pastagem de gramíneas do gênero Cynodon (grama-estrela, coast cross, grama seda para ver se o quadro clínico se inverte ou cessa esse problema. Gostaria de ter retorno sobre isso. Obrigado! Prof. Rogerio Faria, IF-Brasilia, Campus Planaltina-DF.