De acordo com o pesquisador Romeu Nordon, do Pólo Apta Médio Paranapanema, em Assis (SP), o ganho médio de peso de ovinos mantidos em pastagem, no verão, foi de 100 a 120 gramas por animal/dia. No período da seca caiu para 30 gramas por animal/dia. Já com a ração, composta por concentrado e feno de mandioca, o ganho médio foi de 215 gramas por animal/dia.
Para compor o feno é usado apenas o topo das ramas, onde há maior concentração de folhas e que tem melhor qualidade nutricional. "O produtor colhe as ramas, pica e deixa secar ao sol para eliminar o ácido cianídrico. Em períodos de bastante sol, a desidratação dura em média três dias", explicou. Quando o material estiver seco, com umidade abaixo de 12%, é só armazenar.
Segundo ele, o ideal é fornecer uma ração balanceada, misturando o volumoso de mandioca com algum tipo de concentrado (à base de resíduos de grãos, como farelo de soja ou de algodão). "A proporção sugerida é de 40% de volumoso e 60% de concentrado", destacou em reportagem de Niza Souza, do Suplemento Agrícola do jornal O Estado de São Paulo.
sidnei de souza
Toledo - Paraná - Produção de ovinos
postado em 26/04/2008
gostaria de saber se é possivel utilizar abacate picado para os ovinos, possuo alguns animais e gostaria de saber se esta fruta pode dar algun problema na saúde das ovelhas ?