Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Registrado primeiro caso de língua azul no País Basco

postado em 09/11/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Foi confirmada a suspeita de um caso da doença da língua azul no País Basco, uma das 17 Comunidades Autônomas da Espanha situada ao norte deste país. Trata-se da primeira vez que a doença é registrada neste local. As propriedades afetadas são de gado ovino, localizadas na comarca de Oiartzun, província de Guipúzcoa, próxima à fronteira francesa.

O vírus detectado nestas propriedades é do sorotipo 1. Este sorotipo é o que tradicionalmente vinha sendo detectado na Espanha até julho deste ano, quando foi confirmado o sorotipo 4 nos casos ocorridos no país durante o verão. O sorotipo dos casos da doença da língua azul no norte da Europa é 8.

Até agora, no caso do País Basco, foram detectados 5 animais com sintomas compatíveis com a doenças nas três propriedades citadas, que contam com um censo de 130, 155 e 203 animais. Foi estabelecida uma zona de 20 quilômetros de raio ao redor dos focos na qual foi proibido o movimento dos animas das espécies sensíveis e uma zona de vigilância de 150 quilômetros, para a qual ficam estabelecidas condições para os movimentos fé animais, de acordo com o regulamento comunitário.
 
A reportagem é do Agrodigital.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade