Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Reino Unido: pesquisa sobre a transmissão do Scrapie

postado em 14/04/2008

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O scrapie pode ser transmitido aos cordeiros através do leite materno de acordo com uma nova pesquisa. O estudo fornece importantes informações sobre a transmissão da doença e para o controle dos rebanhos afetados.

De acordo com o site ScienceDaily, pesquisadores da Agência de Laboratórios Veterinários de Weybridge, Reino Unido, liderados por Timm Konold, investigaram a transmissão do scrapie fornecendo leite de ovelhas contaminadas com a doença para cordeiros que são geneticamente susceptíveis a contrair o scrapie. Os pesquisadores estavam procurando a presença da proteína príon, PrPd, que está associada com a doença.

Dezoito cordeiros foram alimentados com o leite de ovelhas que tinham a doença. Três desses cordeiros morreram e dois deles mostraram ter o PrPd nos tecidos intestinais. A proteína príon também foi detectada no tecido linfóide no intestino dos cordeiros sobreviventes e em alguns cordeiros controle misturados com os recipientes de leite com scrapie após o desmame.

Isso sugeriu que os recipientes de leite com scrapie foram capazes de passar o agente infeccioso e a infecção a outros cordeiros. Não houve sinal de PrPd em amostras de tecidos de um grupo controle de 10 cordeiros (um abatido e o resto vivos), que foram criados na mesma propriedade, mas alimentados com leite de ovelhas saudáveis. A pesquisa continuará, para ver se os cordeiros com PrPd desenvolvem a doença quando envelhecem.

Este trabalho levanta a possibilidade de que outras doenças de príons possam ser transmitidas em ovinos via leite apesar de isso não ter implicações diretas para a saúde humana. A pesquisa foi publicada na BMC Veterinary Research.

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Comentários

Luiz Alberto Oliveira Ribeiro

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Pesquisa/ensino
postado em 15/04/2008

òtimo o artigo. Isso trará novos conceitos no controle dessa enfermidade. Mais uma vez a seleção para resistência a essa enfermidade através da genotipagem parece ser uma alternativa correta.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade