De acordo com o site ScienceDaily, pesquisadores da Agência de Laboratórios Veterinários de Weybridge, Reino Unido, liderados por Timm Konold, investigaram a transmissão do scrapie fornecendo leite de ovelhas contaminadas com a doença para cordeiros que são geneticamente susceptíveis a contrair o scrapie. Os pesquisadores estavam procurando a presença da proteína príon, PrPd, que está associada com a doença.
Dezoito cordeiros foram alimentados com o leite de ovelhas que tinham a doença. Três desses cordeiros morreram e dois deles mostraram ter o PrPd nos tecidos intestinais. A proteína príon também foi detectada no tecido linfóide no intestino dos cordeiros sobreviventes e em alguns cordeiros controle misturados com os recipientes de leite com scrapie após o desmame.
Isso sugeriu que os recipientes de leite com scrapie foram capazes de passar o agente infeccioso e a infecção a outros cordeiros. Não houve sinal de PrPd em amostras de tecidos de um grupo controle de 10 cordeiros (um abatido e o resto vivos), que foram criados na mesma propriedade, mas alimentados com leite de ovelhas saudáveis. A pesquisa continuará, para ver se os cordeiros com PrPd desenvolvem a doença quando envelhecem.
Este trabalho levanta a possibilidade de que outras doenças de príons possam ser transmitidas em ovinos via leite apesar de isso não ter implicações diretas para a saúde humana. A pesquisa foi publicada na BMC Veterinary Research.
Luiz Alberto Oliveira Ribeiro
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Pesquisa/ensino
postado em 15/04/2008
òtimo o artigo. Isso trará novos conceitos no controle dessa enfermidade. Mais uma vez a seleção para resistência a essa enfermidade através da genotipagem parece ser uma alternativa correta.