Segundo reportagem do BBC, um gene encontrado naturalmente em ovinos Romney da Nova Zelândia está sendo inserido nos rebanhos britânicos pela companhia de biociência, Innovis. Chamado de gene Inverdale, ele aumenta o número de crias que as ovelhas podem produzir e, desta forma, aumentam os lucros dos produtores.
A organização financeira criada pela Assembléia do Governo do País de Gales, Finance Wales, está fornecendo participação no capital da empresa, ficando com uma participação minoritária.
O programa de cria da Innovis consiste em arrendar reprodutores trazendo o gene Inverdale para as fazendas. A empresa então compra ovelhas com o gene das fazendas e as vende. Conhecido como um sistema integrado de cria de ovinos, é o primeiro deste tipo no Reino Unido e ajuda a produzir ovinos mais magros e com músculos melhores com uma melhor resistência a doenças.
A Innovis está trabalhando com a Catapult Genetics na Nova Zelândia, que fornece o semén. "Este sistema integrado de cria de ovinos e o trabalho que estamos fazendo baseado no gene Inverdale terá benefícios significantes para a indústria ovina através da Europa e do Reino Unido", disse o diretor gerente da Innovis, Dewi Jones. "O pacote de financiamento nos capacitará a avançar com o programa em nossos rebanhos centrais o que nos permitirá produzir o número de animais que serão necessários para suprir a demanda".
Em 22/06/07 - 1 Libra Esterlina = US$ 1,99218
0,50196 Libra Esterlina = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Priscila Silva Oliveira
Pouso Alegre - Minas Gerais - Pesquisa/ensino
postado em 13/02/2014
Essa iniciativa é que esta faltando para o Brasil, sabemos muito bem que o SNP FecXE presente no gene GDF9 é responsável pelo aumento da prolificidade em ovelhas da raça Santa Inês e nada parecido com o que foi feito no Reino Unido foi feito aqui no Brasil até agora, alguém poderia explicar o porque? Meios para que isso aconteça com certeza tem.