Quase 100 pessoas estavam presentes, a grande maioria formada por ovinocultores. A palestras discutiram os temas instalações e alimentação para a produção de ovinos. No período da tarde, os participantes visitaram a Unidade Produtiva do Instituto, onde puderam discutir na prática os assuntos desenvolvidos nas palestras.
Segundo Luiz Eduardo dos Santos, pesquisador do IZ e um dos coordenadores do evento, o objetivo das reuniões é estreitar a relação entre as pesquisas e o produtor. "Os trabalhos de pesquisa geram muito conhecimento, mas demoram para serem finalizados, por causa das exigências acadêmicas. Depois demoram para serem publicados e mais ainda para chegarem na rotina do produtor. Nas reuniões, nós passamos a eles o que está sendo estudado e os resultados parciais que estamos obtendo, assim eles já podem implantar nas propriedades." explica o pesquisador.
Luiz Eduardo disse ainda, que além disso, o contato pesquisador/produtor permite um feed back às instituições de pesquisa, que pode redirecionar os estudos de acordo com as reais dificuldades dos produtores.
No decorrer do ano, o IZ promove 4 ou 5 reuniões técnicas, cada uma enfocando atividades diferentes do sistema produtivo, de modo a abordar todo o sistema durante o ano.
Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint
Wilson Ashidani
Madre de Deus de Minas - Minas Gerais - Cereais, reflorestamento e ovinocultura corte
postado em 20/08/2006
Eu fui um dos quase 100 participantes da Reunião Técnica e para mim, que ainda estou pra iniciar na atividade, foi muito proveitoso.
Vale a nota do belo trabalho que a equipe técnica de ovinocultura do Instituto de Zootecnia de SP vem realizando (considerando a pouca verba com que dispõe) realizando trabalhos sérios em parceria com a iniciativa privada e divulgando-os em tempo hábil aos produtores interessados. É o serviço de pesquisa e extenção na forma como tem de ser: eficiente.
Participar desses encontros, promovido por uma instituição séria, sem interesses comerciais, é a melhor forma de obter informações indispensáveis para planejar bem a atividade e eliminar muitos erros, comuns à quem ingressa na criação sem devida orientação, evitando-se prejuízos e perda de tempo.
Rodei quase 600kms (só de ida) para participar do evento e não me arrependi. Impressionei-me com a estrutura do Instituto voltada exclusivamente à ovinocultura e com a organização e estrutura montada para a Reunião. Em Outubro (próxima Reunião) estarei por lá com certeza e pretendo levar mais produtores interessados comigo.