Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RJ ganha centro de tecnologia para caprinovinocultura

postado em 20/11/2006

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Desde sábado o Rio de Janeiro conta com o primeiro Centro de Tecnologia em Caprinovinocultura (CTCO), no município de Paraíba do Sul. A estrutura foi projetada e construída para abrigar animais de elite e laboratórios de transferência de embrião e de inseminação artificial. O local também será utilizado para capacitação de produtores, alunos e professores de escolas agrotécnicas.

O CTCO está capacitado a oferecer cursos sobre melhoramento genético, inseminação artificial, manejo, produção e comercialização do produto. Com a difusão destas técnicas, espera-se que o setor ganhe em produtividade e qualidade.

Segundo reportagem de Thiago Rosas, da Agência Sebrae de Notícias, a caprinovinocultura de corte é uma das atividades econômicas mais importantes do centro-sul fluminense.

Os técnicos que trabalham no local também vão desenvolver pesquisas para melhoria do plantel de caprinos e ovinos. Buscam com isso criar reprodutores e estruturar um núcleo de produção de sêmen, para depois comercializá-los.

Os interessados em informações sobre como iniciar a atividade ou como melhorar o rebanho podem procurar o Escritório Regional Centro-Sul do Sebrae em Três Rios, no telefone (24) 2252-1531. Outra opção é o próprio Centro de Tecnologia em Caprinovinocultura, sediado na zona rural de Paraíba do Sul, na Estrada Sinval Rodrigues dos Santos, nº 417 - Marrecas.

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Comentários

Daniel Pimentel Gomes

Fortaleza - Ceará - Produção de caprinos de leite
postado em 21/11/2006

Meus Caros criadores,

Só a Embrapa Caprinos que não desenvolve, pois temos a Emepa e a Embrapa do Semi-Árido, a CTCO (recente), algumas universidades que preenchem grandes vazios de conhecimentos em caprinos e ovinos.

E os nossos governantes não atentam pra isso de horrivel que está acontecendo em nosso país e não podemos nos desenvolver sem ter estudos (conhecimentos), genética e extensão rural em um pais deste tamanho.

Até a próxima

Daniel Pimentel Gomes

Diones OliveiraSantos

Sobral - Ceará - Pesquisa/ensino
postado em 23/11/2006

Senhores criadores, verdadeiros cidadãos dignos...

Me permitam um comentário sobre mensagem "Só a Embrapa Caprinos que não desenvolve, pois temos a Emepa e a Embrapa do Semi-Árido, a CTCO (recente), algumas universidades que preenchem grandes vazios de conhecimentos em caprinos e ovinos.

E os nossos governantes não atentam pra isso de horrivel que está acontecendo em nosso país e não podemos nos desenvolver sem ter estudos (conhecimentos), genética e extensão rural em um pais deste tamanho."

A Embrapa Caprinos, uma das 40 Unidades descentralizadas do Sistema Embrapa é um Centro de produto (o caprino), cujo principal objetivo é fazer pesquisa. A transferência ou repasse das tecnologias geradas pela pesquisa não é papel da Embrapa e sim da extensão rural, que por obra do sistema governalmental foi extinta. E não temos a competência de fazê-lo... As instituições citadas não fazem extensão e sim algumas ações contempladas em projetos de pesquisa o que a Embrapa Caprinos o faz com bons resultados. Basta tomar a região dos Inhmuns, o Vale do Curu, afora em outros estados como exemplos da atuação, mas via projeto de pesquisa.

Alexandre Castilho de Araújo

Itamarati de Minas - Minas Gerais - Produção de caprinos de leite
postado em 01/03/2007

É muito bom saber que aqui no suldeste estão começando a mostrar que a criação de caprinos e ovinos tem uma importância fundamental na agricultura familíar.

Com o Centro Tecnológico, esperamos que estes mesmos grupos tenham acesso as novas tecnologias de mercado, onde somente grandes produtores tem recurso financeiro para buscar.

Já que nosso melhor Centro Tecnológico está no semi-árido do nordeste brasileiro, onde o clima é completamente deferente do nosso clima. Aqui desconhecemos onde podemos nos atualizar.

Tudo de bom.

Alexandre Castilho de Araújo

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade