Orlando Procópio relata que a pecuária também vem contribuindo com o governo na recuperação de indicadores sociais. "Através da criação de ovinos e caprinos, milhares de agricultores familiares têm registrado ganho em renda e qualidade de vida no campo, e ainda contribuímos com o combate à mortalidade infantil", exemplifica ao se referir ao Programa do Leite, que também distribui o leite caprino.
O presidente da Ancoc acrescenta a divulgação que o Governo do Estado realiza nas Caprifeiras como outro ponto fundamental para estimular a ovinocaprinocultura no interior do Rio Grande do Norte. Ele avalia que as exposições servem de vitrine para os pecuaristas e têm atraído muitos agricultores que investiam na criação de outras espécies, que passaram a ver a atividade como rentável e adequada para o semi-árido potiguar. Além do Governo do Estado, Orlando Procópio destaca a parceria com o Banco Nordeste, agente financiador dos eventos realizados pela Ancoc.
O Circuito de Caprifeiras começa no próximo dia 17 de abril, em São Paulo do Potengi. A expectativa dos organizadores é que a série de eventos também funcione como uma seletiva dos ovinos da raça Santa Inês para a exposição nacional, que será realizada em outubro, durante a Festa do Boi. O Circuito de Caprifeiras é organizado pela Ancoc, em parceria com o Governo do Estado. Depois de São Paulo do Potengi, o circuito segue para Caicó, no mês de maio, e passará por todas as regiões do Estado, até setembro.
As informações são do InvestNE, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Anisio Ferreira Lima Neto
Teresina - Piauí - Pesquisa/ensino
postado em 09/04/2009
Parabens Orlando, este exemplo deve ser expandido em todo Nordeste, e que os outros Governos olhem para o Rio Grande do Norte como um exemplo e multipliquem este exemplo em seus estados, com mais ação e menas conversa.
Anisio F. Lima Neto, Med.Vet. e bodeiro- Teresina-PI