Embora não sejam o alvo da campanha de vacinação, os ovinos e caprinos criados no Rio Grande do Norte se beneficiaram com a mudança de status para área de médio risco da doença. A 6ªExposição de Bovinos, Caprinos, Ovinos e Eqüídeos do RN (Expoleilão 2009), que começa hoje (30) e segue até o dia 3 de maio no Parque Aristófanes Fernandes, será mais uma prova do bom momento por que passa a caprinovinocultura.
De acordo com o presidente da Associação que representa o setor no estado (Ancoc), Orlando Procópio, as expectativas em torno da Expoleilão são muito boas. ''Primeiro estamos com um inverno muito bom, diante de um setor que vem realmente dando certo no nosso estado e extremamente animados porque o RN entrou definitivamente na área de risco médio'', comemora.
Um dos benefícios trazidos pela mudança de status em relação à doença é a participação completa de animais de Pernambuco e Alagoas em eventos como esse. ''São estados que têm uma criação muito forte e cujos animais podem entrar e sair do estado praticamente sem burocracia'', acrescenta. Ainda de acordo com ele, a medida também dá ao estado a credibilidade de vender a genética dos animais locais para todo o país, evento que nunca aconteceu antes.
As informações são do jornal Diário de Natal, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: