Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RO investe na produção de ovinos para abate

postado em 08/12/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Produto diferenciado, a carne ovina vem ganhando cada vez mais consumidores e a demanda tem sido contínua, inclusive em Rondônia. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), de 2003 até 2009, a criação de ovinos no Estado subiu de 63 mil para 128 mil cabeças. Incentivos à ovinocultura vêm sendo contínuos, e hoje o rebanho está distribuído em cerca de 4.500 pequenas propriedades em toda a região.

A coordenadora Sandra Régia de Paula Carvalho, do setor de Ovinocultura da Seagri, acredita que o produtor precisa se preparar para atender as exigentes expectativas do consumidor, ou seja, obter um produto de qualidade e com baixo teor de gordura. E para a obtenção dessa carne de alto padrão, cuidados com a nutrição do animal são fatores essenciais, segundo explica. "É fundamental oferecer uma alimentação adequada para o animal, incluindo sais minerais, além de praticar a vermifugação periódica", destaca a especialista.

Carvalho, que em 2008 publicou um relatório que diagnostica a situação da ovinocultura em Rondônia, afirma que o setor representa o segundo maior rebanho da Região Norte do Brasil. E afirma que, apesar de dificuldades por causa dos preços altos na comercialização, 75% dos produtores entrevistados demonstraram interesse em expandir suas criações de ovinos.

O zootecnista Jobel Beserra, gerente da área de pecuária da Seagri de Rondônia, chama a atenção para o fato de que no Brasil, até hoje, grande parte dos animais em comercialização não é ideal para o consumo. Ele explica que animais acima de um ano de idade, por exemplo, já não apresentam uma carne macia. "Nosso grande desafio é produzir animais precoces com carne de alta qualidade e escala de produção para o ano todo". Mercado para absorver essa produção o Brasil tem, ele garante.

A reportagem é da ARCO, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade