Na região sul do Estado a produção de ovinos é bastante acentuada, apresentando bons resultados. No município de Cerejeiras, por exemplo, a Cabanha Brandelero possui um plantel de 900 ovinos oriundos dos cruzamentos das raças Santa Inês e Dorper e de acordo com Pedro Brandelero proprietário da cabanha, os resultados são excelentes, com bons rendimentos de carcaça, ganho de peso e rusticidade.
Segundo Pedro Brandelero, o grande gargalo reside na falta de logística, abatedouro e incentivo aos pequenos produtores. Numa área de 2,5 hectares, com ração, pastos e silagem podem ser criados 300 carneiros que entre cinco e oito meses estão prontos para o abate com 15 quilos de carcaça. A comercialização é de aproximadamente R$12/quilo/carcaça.
Com um crescimento médio de 20% ao ano, a ovinocultura no Estado de Rondônia vem conquistando espaço principalmente entre os pequenos e médios produtores rurais. De acordo com a Gerência de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri, no último levantamento apresentado pela Agência Idaron em 2012, foram computados e registrados 145.904 ovinos em todo Estado.
As informações são do Governo de Rondônia, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: