Os animais serão distribuídos em 40 propriedades, onde ficarão por quatro meses para reprodução. Esse processo vai se repetir por mais duas etapas com outros grupos de propriedades, como forma de disseminar o padrão genético desses novos ovinos.
A ação faz parte do projeto, "Validação e Transferência de Tecnologia para a Ovinocultura", desenvolvido pela Embrapa Roraima, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Boa Vista-RR. Informações sobre o projeto serão apresentadas no sábado, 16, no Dia de Campo sobre criação de ovinos, das 8h às 12h, no campo experimental da Embrapa.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Roraima, Ramayana Braga, coordenador do projeto, um dos pontos críticos na exploração da ovinocultura local está relacionado ao baixo padrão genético dos animais utilizados e o uso de pastagem, seja a nativa ou a cultivada, de baixo valor nutricional.
A Embrapa Roraima vem realizando um diagnóstico dos sistemas de criação e seleção de produtores para o projeto. Também fez a reforma, adaptação e construção de apriscos e quinze hectares de pastagens em campo experimental, como modelo para demonstração aos produtores. O projeto inclui ainda pesquisas para verificar a eficiência de alternativas de alimentação suplementar para os ovinos, adicionais às pastagens, com o objetivo de gerar e adaptar dois sistemas alimentares alternativos para ovinos em Roraima.
As informações são de Síglia Regina Souza, da Embrapa Roraima.
Envie seu comentário: