No ano de 2012, foram registradas 6.945 ocorrências policiais de abigeato, culminando com um número expressivo de animais furtados, assim distribuídos: 12.090 bovinos; 6.133 ovinos; 781 suínos; 1.576 equinos; 4.038 outros animais, totalizando 24.618 cabeças de animais furtados.
Em localidades mais distantes no município de Livramento, onde há estâncias com até 7 mil ovinos, as patrulhas da Brigada Militar passam uma ou duas vezes por mês, quando passam. Os ladrões, com caminhões ou camionetas, cortam as cercas e simplesmente tocam os animais para dentro dos veículos. Alguns usam a criatividade de “pescar” ovelhas. Atiram uma linha, com gancho na ponta, e puxam o animal até a cerca. Como são áreas de grande extensão, quase desertas, eles têm tempo à vontade para sua “pescaria”.
Os roubos causam prejuízos de R$ 1 bilhão/ano aos gaúchos, segundo Teixeira, além dos problemas de saúde para a população que consome carne sem fiscalização. O assunto foi discutido, no fim de março, em Alegrete, por iniciativa do deputado Frederico Antunes (PP), mas nenhuma decisão concreta foi acertada.
A matéria é do Blog do Danilo Ucha, publicada no Jornal do Comércio, adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: