O Grupo de Trabalho "Sanidade" apresentou o projeto de pesquisa sobre a incidência da Brucelose Ovina no Estado do Rio Grande do Sul. Já, o GT de "Extensão Rural e Pecuária Familiar" destacou projeto de Capacitação Técnica e Gerencial para produtores rurais, com o intuito de melhorar os índices zootécnicos e econômicos da ovinocultura gaúcha, assim como estruturar a comercialização dos produtos (carne e lã), oriundos da atividade. Esse projeto deverá envolver, inicialmente, os 35 maiores municípios criadores de ovinos do estado que, em conjunto, somam mais de 80% do rebanho gaúcho.
O GT "Abigeato" apresentou minuta do projeto para tratar dos crimes de abigeato e abate irregular de animais no âmbito estadual. O último GT, "Manejo Reprodutivo e Nutricional", tratou de um guia prático para o ovinocultor, que deverá servir como orientação ao produtor, principalmente no manejo do seu rebanho.
Após a apresentação dos projetos, foram explanados os resultados obtidos até o momento e as novas taxas de juros que serão adotadas no Programa "Mais Ovinos no Campo".
O coordenador da Câmara de Ovinocultura, José Galdino Dias, destaca a importância da aprovação dos projetos para a cadeia num momento em que a ovinocultura começa a retomar sua importância como atividade geradora de renda nas propriedades rurais do estado do Rio Grande do Sul.
As informações são do Governo do Rio Grande do Sul, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Rafael Gomes
Osório - Rio Grande do Sul - Estudante
postado em 14/10/2012
Pelo que estão falando o rumo tá mais ou menos certo. Agora quero ver fazer.