A primeira experiência de compra em conjunto foi realizada em outubro, quando foram adquiridas 210 caixas de carrapaticida por um preço aproximadamente 12,5% inferior ao valor de mercado. Na oportunidade, foram licitados preços em cinco agropecuárias da região.
Segundo informações da Agência Sebrae de Notícias, nos próximos dias, deverá ser efetuada a segunda aquisição, que inclui mata-bicheiras, vacinas e diversos insumos. "Já identificamos a empresa agropecuária que oferece o melhor preço", disse o gestor do Pólo de Bovinocultura e Ovinocultura do Sebrae Sul, Guilherme Cauduro.
O presidente do Sindicato Rural de Herval, João Nilton, está otimista. "Conseguimos uma boa economia nas aquisições, embora o gasto com insumos represente apenas 3% ou 4% dos custos. Isso dará resultados mais significativos quando comprarmos e vendermos animais em conjunto".
De acordo com ele, o rebanho da região de Herval chega a 105 mil ovinos. A pecuária é a principal atividade econômica da localidade de 175 mil hectares. "São realizados três remates por mês na cidade. A movimentação financeira chega a aproximadamente R$ 7 milhões por ano", contou.
O grupo de Herval foi formado há cerca de um ano. As propriedades têm mais de 500 hectares, somando, no total, mais de 2 mil de ovinos.
Envie seu comentário: