Durante a programação, técnicos e extensionistas rurais ministraram oficinas de tingimento em lã e manejo sanitário e reprodutivo de ovinos. A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow, salientou que a ovinocultura em São Lourenço do Sul está em sua fase inicial e que o trabalho organizado em outros municípios de maior tradição, servirá de estímulo aos lourencianos, além de ser uma ótima oportunidade para compartilhar experiências.
Também foram realizados concursos de borregas e de artesanato em lã. Os extensionistas, durante todo o ano, estimularam a participação dos pecuaristas familiares em feiras e exposições, com a finalidade de apresentar ao público a qualidade do artesanato e do rebanho. A criadora de ovinos de São Lourenço do Sul, Laurinha Fickat, falou da satisfação de estar participando pela primeira vez do encontro regional e ser uma das vencedoras do concurso de borregas, com a raça Texel. "A gente está sempre tentando melhorar e é muito gratificante ver o trabalho ser recompensado", concluiu ela.
Durante o 5º Encontro Regional de Ovinocultura da Pecuária Familiar, a secretária de Educação de Cerrito, Renata Solé, apresentou um case sobre alimentação escolar no município. O tema fez parte do painel sobre a Carne Ovina na Alimentação Escolar, com a participação da nutricionista da Emater/RS-Ascar, Leila Ghizzoni.
As informações são da Emater/RS, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: