Para atender a demanda de mão de obra especializada para os produtores do Pólo Regional de Ovinos, a Emater/RS-Ascar promove o treinamento de seus técnicos através de curso de Pecuária Familiar. O primeiro módulo em Ovinocultura começa hoje e se estende até sexta-feira (20/10), no Centro Regional de Profissionalização de Agricultores de Canguçu (Cetac).
O curso vai atender a 16 técnicos que atuam na pecuária familiar. Devem ser contemplados aspectos como manejo ovino e avaliação das potencialidades de cada raça, além dos principais problemas encontrados nas criações e como contorná-los. Os extensionistas da Emater/RS-Ascar João Paulo Garcia e Mário Porto são os instrutores. "O curso é fundamental para estimular os técnicos no trabalho com ovinocultura, que hoje é um dos setores que mais remunera o pequeno e médio produtor no estado."
Dentre os maiores criadores de ovinos na Zona Sul, destacam-se os municípios de Herval, Pedras Altas, Piratini, Pinheiro Machado, Arroio Grande e Jaguarão. Sendo que os principais consumidores da carne ovina produzida na região são o mercado interno e o centro do país, em especial São Paulo e Rio de Janeiro.
Em função disso, no mês de novembro, técnicos da Emater/RS-Ascar de todo o estado serão treinados pelo Escritório Regional de Pelotas. No programa também constam o manejo da reprodução, cuidados com peles e pelegos, prevenção e controle de doenças e descartes de ventre, entre outros. As informações são da assessoria de imprensa do governo do RS.
Envie seu comentário: