O texto está disponível para download neste endereço:
Elaborado pela equipe de técnica do centro de pesquisa, o documento contextualiza a atual situação de deficiência hídrica na região, fato que tem sido recorrente ao longo da história, a previsão para os próximos meses e os impactos sobre os sistemas de produção pecuária.
As recomendações gerais ao produtor estão relacionadas à sanidade animal, às pastagens naturais e de inverno, à reprodução animal (bovinos e ovinos), aos solos e ao armazenamento de água.
A nota técnica também indica várias fontes de informação específica e detalhada sobre esses temas, muitas delas disponíveis gratuitamente na seção de publicações do site da Embrapa Pecuária Sul.
Para fazer download da nota técnica, clique aqui.
As informações são da Embrapa Pecuária Sul, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Paulo R. F. Mühlbach
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Consultoria/extensão rural
postado em 23/02/2011
Toda a informação para alertar o produtor na prevenção de períodos de escassez de alimento é muito válida. Entretanto, quer me parecer que o texto não é suficientemente incisivo em recomendações objetivas do que realmente fazer. Não chega a ser um verdadeiro manual de ações, havendo muita tergiversação. Por exemplo, a expressão "forragem conservada" é mencionada uma só vez e apenas superficialmente, sem uma posição objetiva se seria válido o emprego de silagens, das mais variadas origens, na suplementação, especialmente, do gado leiteiro.
Salvo melhor juízo, seria de se esperar que uma instituição do porte de uma Embrapa fosse mais objetiva nessas recomendações e dispusesse de uma avaliação objetiva se, dentro do contexto apresentado, o pecuarista da Campanha do RS deve ou não se precaver da escassez de forragem com o emprego da técnica da ensilagem.