O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Lair Corrêa, frisa que o encontro surgiu a partir da demanda dos produtores. "A ovinocultura tem um papel importante no estado e faz parte da cultura do nosso povo, principalmente o pequeno produtor, por isso temos que incentivar essa atividade", diz. O presidente do Sindicato Rural de Herval, João Nilton Medeiros, destaca que, hoje, o município possui dois mil ovinocultores, a maioria de pequeno e médio porte. "Eles são o sustentáculo da ovinocultura da região", afirma.
Ao todo, 25 lotes participaram do concurso de borregas, que premiou a melhor borrega, o lote campeão e o lote reservado campeão de oito raças. Para a assistente técnica regional em Pecuária da Emater/RS-Ascar, Sônia Desimon, o concurso é uma oportunidade de congregar os municípios e permitir que os produtores avaliem seus rebanhos. "Eles saem de suas propriedade, veem o que os outros estão fazendo e aprendem através da observação", destaca. Artesãs de toda a região disputaram também o prêmio de melhor peça de lã ovina, em sete categorias.
Além dos concursos de artesanato em lã e borregas, o Encontro Regional de Ovinocultura promoveu também um seminário sobre sanidade e reprodução ovina e sobre a comercialização de carne e de lã. A meta dos organizadores é tornar o encontro anual.
As informações são da Emater/RS, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: