Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: estância controla verminose com seleção genética

postado em 09/02/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O controle da verminose em ovinos por meio da identificação de animais geneticamente resistentes aos parasitas é testado com êxito na Estância São Marcos, na região do Caverá, em Rosário do Sul. A técnica denominada Ovos por Grama (OPG) espelha-se no modelo difundido no Uruguai pelo Instituto Nacional de Investigação Agropecuária. Países como Austrália e a Nova Zelândia, na Oceania, também desenvolvem programas similares de seleção de ovinos resistentes especialmente às parasitoses intestinais, como no caso da lombriga vermelha.

Segundo o veterinário Alexandre Guerra, a Estância São Marcos acompanha a segunda geração de reprodutores da raça Merino Australiano submetidos à técnica. Ele explica que o primeiro passo ocorre após o desmame dos cordeiros, quando é feita a coleta de fezes para identificar em laboratório a quantidade de ovos dos parasitas por grama. 'Essa prática é repetida outras três vezes, o que possibilita elaborar uma média individual dos animais para apontar os portadores do gene que indicará o alto grau de resistência ou não ao verme', explica.

Guerra iniciou a experiência há dois anos, quando 70 machos (filhos de reprodutores uruguaios com OPG negativo) foram submetidos aos exames, permitindo a seleção de 23 animais resistentes. 'Os cordeiros com grau intermediário de infestação são dosados normalmente, enquanto que os mais sensíveis são descartados por meio de castração.' Outros 70 machos, nascidos em 2008, são empregados na experiência. Além da redução no custo da dosagem com vermífugos, há avanços em sanidade.

As informações são do jornal Correio do Povo, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade