Desde 2003, o número não oscila significativamente por limitações estruturais do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, que, neste ano, abrigará a mostra de 29 de agosto e 6 de setembro.
Algumas raças apresentaram um crescimento bastante considerável em relação a 2008, como por exemplo, a raça Merino Australiano que teve um aumento de 46,67% no número de animais inscritos e a Hampshire Down, 24,44%.
Ao longo dos últimos anos, ovinocultores, que dispõem de 800 vagas, são os que mais têm improvisado para driblar a falta de espaço. Neste ano, com a montagem de uma estrutura para cem ovinos pelo Estado e a retirada de divisórias das estruturas existentes, o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, Paulo Schwab, espera que não seja necessário corte nos 998 inscritos.
O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, está confiante em um ambiente favorável, mas não acredita que seja possível superar os negócios fechados em 2008, quando a venda de animais e máquinas somou R$ 383,53 milhões. "Havia preocupação com a conjuntura mundial, que prejudicou outros eventos agropecuários, onde houve diminuição do número de animais. Temíamos que isso acontecesse também na Expointer, mas não foi o caso."
As informações são do jornal Correio do Povo - Porto Alegre, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: