Representando os produtores que participam do programa, estavam os coordenadores dos grupos de integrados e alguns dos principais fornecedores. Representando o frigorífico, estavam os gerentes dos departamentos de compras, de transporte, de indústria e de distribuição (comercial).
Segundo Mário Macedo, zootecnista e gerente de Extensão Rural e Compra de Gado do Mercosul, o objetivo da reunião foi alcançado, uma vez que a maioria das demandas já tiveram soluções estabelecidas no próprio encontro. "Os produtores levantaram como demanda, por exemplo, o abate de ovelhas de descarte e o departamento comercial se encarregou de buscar mercado para essa carne", explica Macedo.
O Mercosul adotou um sistema de compras diferenciado, desde agosto de 2005, no qual escalona com os grupos de produtores integrados o abate durante todos os dias do ano. Os grupos são divididos de acordo com a região e cada um tem um coordenador que representa o grupo junto ao frigorífico.
Atualmente, o frigorífico trabalha com 6 grupos, que representam aproximadamente 240 produtores, permitindo um abate diário de 400 cabeças. Além da data de entrega, os grupos também se responsabilizam por manter o padrão de animais exigido pelo frigorífico.
O Mercosul tem como meta atingir o abate diário de 1.000 animais cuja produção, segundo seu departamento comercial, tem mercado garantido dentre os consumidores da grande Porto Alegre, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint
Envie seu comentário: