Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: nova linha fomentará ovinocultura

postado em 03/07/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A definição inédita de um limite de custeio e de comercialização para ovinocultura no Plano Safra 2012/2013 anima a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco). O governo federal lançou a linha para aquisição de matrizes e reprodutores caprinos e ovinos, no limite de R$ 600 mil, com prazo de pagamento de até dez anos, incluindo três de carência e juros anuais de 5,5%. O anúncio, aliado a uma linha de crédito já existente no Estado, dentro do programa Mais Ovinos no Campo, é uma combinação que deve auxiliar no principal objetivo setorial: aumentar em 20% ao ano o rebanho no país, estimado em 16 milhões de ovinos.

Para o presidente da Arco, Paulo Schwab, o financiamentooferecido pelo governo atende à demanda dos ovinocultores exposta ao Ministério da Agricultura ainda no governo Lula. "No outro plano não fomos contemplados com linha específica, é um grande avanço", comenta.

Hoje, o Rio Grande do Sul tem 3,7 milhões de cabeças de ovinos, bastante longe dos 13 milhões da década de 1980, época de ouro do setor. O rebanho está estável no Estado há pelo menos quatro anos, mas a Secretaria da Agricultura (Seapa) espera mudanças ainda em 2012. "O Mais Ovinos iniciou em janeiro de 2011 e 175 mil fêmeas foram retidas. Em julho, deve sair um novo levantamento do rebanho e devemos observar algum reflexo", observa o coordenador do programa de ovinocultura da Seapa, José Galdino Dias.

As informações são do Correio do Povo, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade