De acordo com o Mapa, todos os ovinos que têm ligação com o exemplar foram abatidos. Contudo, a Secretaria da Agricultura garante que recém está procedendo as análises da árvore genealógica do animal, e que nenhum ovino, além do exemplar doente, foi sacrificado.
A suspeita é que a patologia tenha vindo com ovelhas de lotes importados, já que o rebanho ovino gaúcho é, na maioria, proveniente das raças européias e inglesas.
Apesar do caso ter sido detectado há pouco tempo da Expointer, que começa amanhã, notícia do Zero Hora informou que, segundo o chefe da divisão de fiscalização e defesa sanitária da Secretaria da Agricultura, Fernando Groff, o padrão das inspeções dos animais que entram no parque de exposições não mudou. "Como o scrapie não é transmitido pelo contato, nem por feridas, explicou Groff, não há preocupação", explica Groff.
O estado tem um rebanho ovino de 3,1 milhões de cabeças, respondendo por 20% do total do país, que é de 15,1 milhão de animais.
O RS não registrava a enfermidade há mais de oito anos. O estado do MS registrou um foco no último mês de junho e confirmou a presença de prion anormal em outros 6 animais.
As informações são dos jornais Correio do Povo e Zero Hora, ambos do RS. A equipe FarmPoint buscou contato com a assessoria de imprensa do Mapa desde ontem pela manhã, mas até o momento da publicação dessa notícia, não obteve retorno.
Rogerio Faria
Jataí - Goiás - Inspetor da ABQM e ABCPaint / Consultoria Genética
postado em 28/08/2006
Isso é o Brasil. Como já afirmei, temos mais de 160 cursos de Veterinária no país e a cada dia, somos surpreendidos por mais uma patologia.
Me recordo de quando fui bolsista do CNPq, que num levantamento feito, à época de 1979; em 30 anos foram introduzidas 60 doenças da área animal.
Acredito que a partir do momento que for tomada uma medida com a qual os exames para a entrada de animais sejam rigorosos, e os profissionais da área de sanidade passem a atuar ou sejam melhores qualificados poderemos ser o maior produtor de quailquer espécie animal e sem problemas sanitários.