No início desse mês, em encontro realizado nas dependências da Inspetoria Veterinária e Zootécnica de Bagé, Santos e Batalha apresentaram o projeto para o secretário da Agricultura. “Buscamos, com a apresentação do projeto, efetivar uma parceria com o Governo do Estado para que o frigorífico seja estabelecido dentro do âmbito público e privado”, argumentou Adelino dos Santos sobre a possibilidade de um investimento privado do empresário Luiz Eduardo Batalha com apoio público da Secretaria da Agricultura.
De acordo com o presidente do Comitê da Fruticultura da Metade Sul do Estado, o projeto tem boas perspectivas de vingar por conta dos aspectos que fazem da região e, em especial, o município de Pinheiro Machado, um polo para a ovinocultura. “É uma região identificada com essa produção. Pinheiro Machado tem a principal feira do Brasil no setor ovino e, por isso, acreditamos que é necessário essa contrapartida”, comenta Adelino dos Santos, ao reiterar que Mainardi se mostrou favorável à ideia da construção do frigorífico.
A ideia é construir o estabelecimento às margens da BR-293, nas proximidades do município de Pinheiro Machado. “Precisamos que ele (o frigorífico) fique em um local de fácil acesso, tanto para os trabalhadores como também para escoar a produção”, finalizou Adelino.
A reportagem é do Jornal Folha do Sul, adaptada pela Equipe FarmPoint.
Enei Roberto Veiga da Silva
Arroio Grande - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
postado em 21/06/2013
Acho a ideia muito oportuna. Já era tempo da região contar com o frigorífico, buscando dar suporte a uma das importantes atividades locais. Eu, pessoalmente, defenderia a ideia de que fosse criada uma cooperativa, onde os produtores tivessem a oportunidade de uma maior participação na cadeia gerada.