De acordo com Galdino, o projeto conquistou uma verba de R$ 300 mil do Ministério da Agricultura e vai atender a uma clientela de pequenos produtores que tenham no máximo, quatro módulos rurais. Com este valor Galdino afirma que é possível adquirir 3 mil ovelhas de cria e 60 carneiros. Por exigência do projeto, as fêmeas serão adquiridas fora do município, para haver um ganho genético. Já os machos podem ser comprados em São Gabriel.
"Pretendemos organizar os produtores em associações e/ou cooperativas a fim de que possam trabalhar unidos em torno de um produto e do mercado", assinala Galdino. Ele acrescenta que para garantir a funcionalidade do projeto sem prejuízos com os períodos políticos foi assinado um convênio entre o município, a Cooperativa de Lã Tejupá (que vai adquirir a lã), entidade que trabalha com a comercialização cordeiros, de lãs e peles ovinas, e com a Emater-RS.
Galdino complementa que faz parte do projeto o treinamento dos produtores em todos os assuntos relacionados à criação de ovinos para eveitar de entregar animais a quem não entende da atividade. O técnico informa ainda que até o momento já tem, através de levantamento da Emater, mais de 200 produtores interessados. "Creio que é um projeto bom, que vai dar certo e que pode, tranqüilamente, ser implementado em qualquer outro município do País", conclui.
As informações são de Nelson Moreira, da assessoria de imprensa da Arco.
Oscar Boaventura Neto
Aracaju - Sergipe - Estudante
postado em 04/01/2008
Parabenizo aos idealizadores do projeto pela iniciativa, e por acreditarem na ovinocultura e fico aqui em Aracaju-SE torcendo para que o projeto tenha a ascendência esperada e que sirva de exemplo para outros estados.