Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

RS: São Gabriel realiza 1º Curso de Classificação de Lã

postado em 06/01/2012

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

São Gabriel está realizando, desde segunda-feira (02), o 1º Curso Básico de Classificação de Lã. As atividades se estendem até o próximo sábado (07) e fazem parte do Programa de Ovinocultura do município. A capacitação, que conta com 12 participantes, é uma promoção do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Gabriel, Secretaria Municipal de Agricultura e Cooperativa de Lãs Tejupá.

O curso, que tem como instrutor o técnico da Cooperativa Tejupá, Odalmir Alaor Ceschini, é dirigido aos produtores da região - em especial àqueles que participam do Programa - aos estudantes e aos técnicos do município.

De acordo com a médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Elusa Andrade, o trabalho visa aprimorar o conhecimento dos participantes em relação à ovinocultura de lã, considerada uma das mais importantes economias da Metade Sul do Estado. "O curso incentiva os produtores a procederem ao manejo adequado da esquila, de maneira a obterem um melhor preço pelo seu produto", destacou.

A capacitação também tem como objetivo incentivar a preparação de técnicos na área de Classificação de Lã, segmento que atualmente possui poucos profissionais especializados. O 1º Curso Básico de Classificação de Lã está sendo realizado no Galpão de Classificação da Cooperativa Tejupá.

Programa Municipal de Ovinocultura

O Programa Municipal de Ovinocultura, criado há cerca de três anos, tem como objetivo o incentivo da atividade no município de São Gabriel. O projeto trabalha com a meta de melhorar a qualidade dos rebanhos, nos aspectos genético, nutricional e sanitário. Além disso, a ação pretende aumentar a produção e comercialização da lã e da carne ovina, visando à organização da cadeia produtiva, ao aumento da renda dos pecuaristas familiares e à diminuição do êxodo rural.

No final de 2008, 116 pequenos produtores rurais receberam cerca de 2,3 mil matrizes de raças de ovinos definidas e 62 carneiros. Desde então estes pecuaristas familiares recebem assistência técnica e são estimulados a aprender métodos e conhecimentos variados ligados ao setor.

O Programa também realizado através de uma parceria entre o escritório municipal da Emater/RS-Ascar de São Gabriel, Secretaria Municipal de Agricultura e Cooperativa de Lãs Tejupá.

As informações são da Emater/RS, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Alexandre

Uruguaiana - Rio Grande do Sul - Estudante
postado em 13/06/2012

sou de uruguaiana e gostaria que na minha região tivesse um curso desses, uma ves que aqui temos um rebanho maior. de qualquer forma vou procurar participar do proximo  curso a ser realizado ai, por favor publique antes . obrigado

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade