Fioreze destacou o apoio do Governo do Estado ao evento. Segundo ele, a presença efetiva da Secretaria da Agricultura e do Programa RS Mais Gastronomia valoriza a atividade que busca realçar as bases culturais do Estado.
Ele detalhou, ainda, a situação atual da ovinocultura gaúcha, que vem resgistrando o aumento de rebanho, especialmente a partir do programa da Secretaria da Agricultura, "Mais Ovinos no Campo". "Nunca tivemos antes uma ação que viabilizasse tamanho incentivo à ovinocultura", ressaltou. O programa foi criado com o objetivo de estimular a retenção de matrizes ovinas ou aquisição de fêmeas e reprodutores visando, além do aumento do rebanho, proporcionar maior oferta de carne e lã de qualidade. "Nosso rebanho era de 3,7 milhões de cabeças em dezembro de 2010 e, hoje, chegamos a marca de mais de quatro milhões", anunciou.
O secretário também aproveitou para destacar o Fundovinos. Hoje, o Fundo conta com R$ 813 mil reais provenientes do abate e da comercialização da lã. "É uma arrecadação que não traz oneração nem para a indústria nem para o produtor, pois quando a indústria paga as taxas do fundo ela se credita desse valor no ICMS a pagar, ou seja, o Estado abre mão de receita em prol do desenvolvimento da cadeia", disse Fioreze
Carne de cordeiro
O prefeito de Lavras de Sul, Alfredo Borges, aproveitou a ocasião para reiterar o convite para a participação no evento. "Lavras do Sul é um município pequeno, porém, preocupado com a pecuária e agronegócio gaúcho e o meio ambiente, já que possui 70% do bioma pampa. Também temos uma economia com futuro promissor para agregar renda ao nosso produtor", disse ele.
Dilermando Barros, produtor e Coordenador do Núcleo de Ovinos de Lavras do Sul e um dos coordenadores do evento, frisou a tradição do município em promover eventos. "Trabalhamos juntos pelo desenvolvimento, para mostrar ao Rio Grande do Sul que a Campanha tem condições de oferecer o que tem de melhor na gastronomia, principalmente sobre a carne de cordeiro. Vamos reunir os melhores chefes de Estado e pretendemos produzir com alta qualidade, sempre lembrando da preservação do meio ambiente", disse.
Na ocasião, o presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Francisco Abascal, entregou oficialmente para o adjunto o projeto para investimentos do Parque do Sindicato Rural, onde vai ocorrer a feira, no valor de R$ 600 mil reais.
Programação
Na programação estão previstas oficinas de gastronomia, exposição de culeteiros, desfile de moda, concurso de churrasco. O evento ainda contará com a presença do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), e da equipe de pesquisa regional do Palácio do Piratini que desenvolve uma avaliação de receitas típicas da região do Pampa.
As informações são do Governo do Rio Grande do Sul, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: