O lançamento foi na Expointer na assinatura do convênio do Sebrae/RS com a ARCO - Associação Brasileira de Criadores de Ovinos e possibilitará a realização de consultorias tecnológicas e de inovação em várias etapas de criação (pré-encarneiramento, gestação e desmame).
Algo similar a unidade móvel de ovinos é o Bode Móvel, projeto que nasceu na Paraíba a cerca de 10 anos atrás após a reativação de um microônibus e sua "transformação" e adaptação para realizar, de forma itinerante, visitas aos produtores integrantes dos projetos do Sebrae no setor. Como ideia inovadora, foi ganhando adesão e aumento das unidades (hoje, com o RS, já são 15 unidades em 11 Estados). O principal desafio atualmente é a obtenção de parcerias para a viabilização e maior utilização do veículo. A Unidade de Acesso à Inovação e Tecnologia, através do Sebraetec pode ser uma grande parceira no processo.
Para mais informações sobre o Borregão, acesse: http://www.borregao.com.br/
A matéria é de Ênio Queijada, publicada no blog Agropecuária de Pequeno Porte - vinculado ao Sebrae, adaptada pela Equipe FarmPoint.
Jonas Rodrigues
Dourado - Mato Grosso do Sul - Trader
postado em 16/09/2010
Acredito que essa unidade móvel, por ser algo inovador, traga bons frutos para a ovinocultura. O Bode Móvel, ideia similar ao Borregão, hoje já é muito conhecido e utilizado na caprinocultura.