A doença, chamada de gastroenterite parasitária, é causada por um verme que se aloja no estômago dos ovinos. A doença faz com que a energia seja desviada dos processos vitais do animal, como produção de carne, leite e lã, para a reparação dos danos no trato gastrointestinal e para aumentar sua resposta imune. Isso pode levar a perda de peso e desidratação e, em alguns casos, pode ser fatal.
A molécula, chamada Tci-MIF-1, é produzida por vermes infectantes e pode imitar a ação de um mensageiro químico no sistema imune de ovinos. A equipe de pesquisadores acredita que esses parasitas produzem uma série de moléculas, cujos papeis são confundir os mecanismos de defesa dos ovinos de forma que os vermes possam sobreviver por mais tempo. Os pesquisadores esperam que a molécula possa ser usada para ajudar a produzir novas vacinas e tratamentos com medicamentos.
A equipe disse que as novas estratégias para controlar a doença são urgentemente necessárias por causa do desenvolvimento de resistência a medicamentos, que tem tornado os atuais tratamentos ineficazes.
A professora líder da pesquisa, Jacqui Matthews, do Centro de Doenças Infecciosas da Universidade de Edimburgo, disse que a descoberta dessa molécula é um passo excitante em direção ao entendimento da forma como os vermes afetam o sistema imune dos mamíferos. "À medida que nosso conhecimento sobre esses vermes se expande, ficamos mais perto de encontrar novas formas de controlar a doença causada por eles".
Em 12/08/10 - 1 Libra esterlina = US$ 1,57144
0,63621 Libra esterlina = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
A reportagem é do Stackyard.com, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: