A vizinha Bielorrússia também pode se tornar importante na cadeia de fornecimento, como um processador de baixo custo de roupas de lã australiana.
Durante os anos 80, a Rússia foi o maior mercado de exportação da Austrália para lã, comprando cerca de 160 milhões de quilos de roupas para o partido militar e comunista. Entretanto, com a Rússia agora sendo uma economia de livre mercado, o foco é em roupas de alta qualidade para uma sociedade conhecida por seu estilo e elegância.
O gerente geral de desenvolvimento e comercialização de produtos do AWI, Jimmy Jackson, disse que a companhia está à frente, descobrindo novas oportunidades de mercado para aumentar a demanda.
Quase três quartos da lã australiana são compradas pela China e, embora o país continue sendo um bom consumidor de lã, está mudando rapidamente, tornando-se de alta tecnologia ao invés de uma economia manufatureira. Jackson disse que a Rússia tem três importantes características - uma população considerável de 140 milhões, crescimento econômico e uma necessidade por roupas quentes. "É a melhor oportunidade que temos", disse ele. "Nossos mercados consumidores tradicionais, como Estados Unidos e Europa, estão em uma recessão prolongada e já temos uma presença significante na China e na Índia".
A Rússia foi o único importante país que teve uma previsão de superávit no orçamento em 2012-13, com previsão de 1,6% de produto interno bruto comparado com os Estados Unidos, com -9,4%.
É importante notar que a Rússia enfrentou um frio extremo, com temperaturas se aproximando de -35 graus por um período de seis meses no inverno passado. "Acessórios na Rússia não são acessórios, são necessidades. Podemos passar a vida inteira sem vestir chapéu ou cachecol e sobrevivemos, mas não na Rússia".
Os russos também têm mais renda líquida disponível para gastar com roupas do que os britânicos ou norte-americanos, porque têm somente pequenas hipotecas e uma taxa máxima de imposto de renda de apenas 13%.
A reportagem é do Stock Journal, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
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