A empresa que surge dessa união nasce com um valor de mercado de aproximadamente US$ 16,5 bilhões e participação de 25% no mercado global de saúde animal, que em 2008 movimentou US$ 19 bilhões.
"A combinação dos negócios da Merial com a Intervet/Schering-Plough é uma grande oportunidade para a sanofi-aventis criar com a Merck um companhia global líder em saúde animal, um setor estratégico e em crescimento", disse Christopher A. Viehbacher, CEO da Sanofi-Aventis. "Estou convencido de que, juntos, constituiremos uma companhia com alto valor agregado, que trará melhor e mais ampla oferta nos mercados pet e de animais de produção. Esse negócio representa outra consistente iniciativa em nossa estratégia de diversificação para proporcionar crescimento sustentável à Sanofi-Aventis".
"Merck atua em saúde animal há seis décadas e está segura de que esta nova joint-venture contribuirá decisivamente para a diversificação do seu portfólio, criando um competidor global melhor colocado para crescer", disse Richard T. Clark, CEO e presidente da Merck. "Esta joint-venture renova o compromisso da Merck com os clientes, com foco na criação de um amplo portfólio de produtos farmacêuticos e biológicos e serviços para saúde animal para milhões de clientes, entre produtores, veterinários e proprietários de animais de companhia. A nova empresa conta com uma rede muito atrativa de tecnologias globais e conhecimento para oferecer soluções em saúde animal com base nas necessidades dos clientes, as quais variam de acordo com as regiões do planeta".
O mercado global de saúde animal movimentou US$ 19 bilhões em 2008. Produtos para animais de companhia representaram cerca de 40% das vendas totais, enquanto os animais de produção participam com 60%. A expectativa é que o mercado cresça em torno de 5% ao ano pelos próximos cinco anos devido ao aumento da demanda por proteínas animais bem como o aumento dos cuidados com animais de companhia.
As atenções para o Brasil não são por acaso. Em recente entrevista ao Valor, o diretor-presidente da Intervet/Schering-Plough do Brasil, Vilson Simon, que assumiu o posto no fim de janeiro deste ano, disse que o país é o segundo maior mercado para o grupo, atrás apenas dos Estados Unidos. As vendas no Brasil representam, sozinhas, 10% do faturamento global da Intervet/Schering-Plough, que em 2008 foi de US$ 2,8 bilhões.
Para destacar a importância que o Brasil passou a ter para o grupo, Alfredo Ihde, presidente da Merial para o Cone Sul afirmou, também em recente entrevista, que mesmo em um ano de crise, o desempenho dos negócios no Brasil superou as expectativas. A empresa fechou 2009 com faturamento de R$ 300 milhões, crescimento de 12,7% ante o ano anterior e bem acima da média do mercado.
Estimativas do mercado colocam o novo grupo como líder nacional no mercado veterinário, superando a americana Pfizer. A empresa havia assumido a primeira colocação no Brasil depois de ter comprado em janeiro a concorrente Wyeth. Essa aquisição trouxe para a Pfizer a Fort Dodge, o que acabou reforçando o segmento de saúde animal da empresa, mas que ocupa agora a segunda colocação no país.
Merial e Intervet/Schering-Plough continuam operando separadamente até o encerramento da transação.
As informações são da Merial e do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.
UELITON VICENTE BARBOSA
Barra do Garças - Mato Grosso - Técnico
postado em 10/03/2010
Até onde isso vai chegar...
Precisamos de concorrencia, nao de monopolio...