A atividade está presente no Oeste Catarinense desde 2005, o que motivou a Epagri a pesquisar e difundir informações aos agricultores sobre ovinocultura leiteira. Novas instalações foram construídas no Cetresmo em 2011, mesmo ano em que o centro recebeu o plantel de ovelhas leiteiras da raça Lacaune, composto de 30 fêmeas e um reprodutor.
O Cetresmo conta com um rebanho de 30 fêmeas aptas a produzir leite, que inicialmente será destinado à fabricação de derivados no próprio Centro. Suas instalações, como aprisco e sala de ordenha, e os equipamentos necessários para produção de leite de ovelha fazem parte do projeto "Pesquisa e Difusão de Tecnologia em Ovinocultura Leiteira em Santa Catarina", no qual a Epagri e emprega recursos próprios e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), para realizar pesquisa e extensão rural na atividade de ovinocultura leiteira.
As pesquisas estão sendo realizadas na Estação Experimental da Epagri de Lages (EEL) e repassadas ao Cetresmo, que transmitirá as informações aos agricultores interessados em trabalhar com a atividade.
Figura 1 - Funcionário do Cetresmo, Valdecir Moraes, ordenhando ovelhas.
No Estado, segundo a Gerência Regional da Epagri de São Miguel do Oeste, a produção de leite de ovelha e seus derivados já é uma realidade, pois já conta-se com um plantel de aproximadamente 3.000 ovinos com aptidão leiteira e 1.200 destes já em produção. Atualmente estão sendo produzidos queijos, iogurte e até mesmo sorvete, derivados de leite de ovelha no Oeste catarinense.
"A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, através da Epagri, e demais instituições parceiras colocam à disposição dos agricultores esta importante atividade da ovinocultura leiteira, como uma alternativa de renda complementar àquelas já praticadas nas propriedades rurais", informa o extensionista da Epagri de São Miguel do Oeste, Jaime Alcir Vieira Prestes, revelando que o Cetresmo está à disposição da comunidade para receber visitas e outros eventos relacionados à ovinocultura leiteira.
As informações são da Epagri, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
valdemar silva
Águas Mornas - Santa Catarina - OUTRA
postado em 10/10/2012
Fiquei curioso para provar os produtos derivado do leite de ovelha.
Os produtos estão no mercado?