Cinco cabras já foram entregues aos agricultores e, até o fim desta semana, mais cinco serão repassadas às famílias selecionadas. O secretário de Agricultura, João Valdemiro Dalprá, lembra que 20 famílias serão beneficiadas até dezembro, mas a meta é entregar 40 cabras até o ano que vem. "Primeiro, vamos avaliar como o projeto está sendo aceito." Ele lembra que quem recebe o animal fica com a responsabilidade de cuidar das cabras e entregar os filhotes para a Prefeitura, para que a iniciativa possa atender o mais famílias.
O secretário explica que as cabras que são repassadas aos agricultores estão prenhas e assim que os cabritos nascerem a Secretaria deve ser avisada. Segundo Dalprá, o programa já funciona em algumas cidades do Nordeste, mas aqui ainda é uma novidade. "Esperamos triplicar o número de cabras", ressalta. Dalprá conta que a ideia do projeto surgiu para melhorar a qualidade de vida dos agricultores. Para aprender a cuidar dos animais, os agricultores passaram por um curso de dois dias. "Eles foram orientados sobre a alimentação e manejo", afirmou o secretário.
O apoio técnico e as inseminações artificiais nas próximas cabras adquiridas ficará por conta da secretaria. O secretário lembra que foram gastos R$ 12 mil para compra das cabras da raça Saanen.
As informações são do jornal A Notícia de Santa Catarina, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
giseli carla buzzi
Jaraguá do Sul - Santa Catarina - Produção de ovinos de leite
postado em 19/03/2015
como faço para participar do programa? me interessei muito!!