Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Scrapie no MS: exames comprovam prion anormal

postado em 18/08/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Univesidade Federal do Rio Grande do Sul divulgou os resultados dos exames para confirmação da presença ou ausência de scrapie nos ovinos sacrificados há 17 dias em Campo Grande, MS. Os animais abatidos pertenciam à mesma propriedade que registrou um caso de scrapie em uma ovelha no último mês de junho.

Os resultados mostraram que, dos 17 animais sacrificados, 6 apresentaram o prion anormal, sinalizando a ocorrência do scrapie, apesar de não terem apresentado sintomas enquanto estavam vivos. Segundo o fiscal agropecuário da Superintendência Federal da Agricultura (SFA) do MS, Orasio Romeu Bandini, os animais poderiam vir a apresentarem os sintomas num caso de baixa resistência.

Com isso, foi feito novo levantamento dos animais de risco no rebanho da propriedade e encontrou-se 80% do rebanho da raça Hampshire Down nessas condições. Após o consentimento da proprietária, a SFA optou por abater todos os 89 amimais dessa raça, a fim de evitar que o mesmo problema ocorra novamente.

A proprietária dos animais receberá do MAPA a mesma indenização que recebeu pelos primeiros animais sacrificados, em torno de R$ 600,00/animal, totalizando R$ 53 mil.

Bandini informou que a propriedade ainda possui um rebanho da raça Texel, que passará por monitoramento para liberar a comercialização de animais. "Cada ovelha que parir terá um pedaço da placenta enviado para exame. Se o resultado mostrar que o animal não apresenta a doença, ele será separado para o lote liberado para comercialização. Nenhum animal poderá ser comercializado sem esse atestado negativo", conta o fiscal.

Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint, com informações de Orasio Romeu Bandini, fiscal agropecuário da SFA do MS

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade