Para o instrutor do curso, Antônio Andrade, essa atividade permite aos alunos uma participação mais efetiva na produção de leite e derivados. "Cada pessoa sai daqui capacitada para o processamento de leite, aproveitando melhor a produção, levando um produto de qualidade à mesa dos consumidores", afirmou o professor. O médico veterinário Fagner Silveira, que também estava monitorando o curso, declarou que "esta ação permitiu aos alunos a capacidade de fazer diferenciados tipos de produtos, descentralizando a produção de leite de cabra".
A turma se mostrou bastante entusiasmada com as explicações, embora eles já detivessem o conhecimento através da tradição, porém com a necessidade desse curso para as suas capacitações e melhoria do produto. "Esse curso é bom, porque estamos fazendo leite e iogurtes, ampliando nosso campo de produção, trazendo renda e melhorando a vida dos moradores do município de Malhador", afirmou o agricultor local José Reginaldo Oliveira, que é também presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos e Comercialização do Município de Malhador (ASCOM).
A Sedetec cumpre o papel de mobilizar e sensibilizar os empresários, trabalhadores, agentes e atores locais sobre a importância de trabalharem em conjunto, promovendo o desenvolvimento local. Foi com esse propósito que a Gestora do APL - SE, Camila Xavier, coordenou este curso. "Essa capacitação tem como objetivo fortalecer o trabalho, ampliando o leque de produção e mercado desses produtos, tornando-os mais competitivos", explicou a gestora.
Embora apresente o menor rebanho entre os Estados do Nordeste, o governo do Sergipe vem se comprometendo com a atividade, promovendo, além da capacitação, a instalação de ferramentas e maquinários, fortalecendo a economia local e do Estado.
A notícia é da Agência Sergipe de Notícias, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: