O evento tem uma co-realização da Embrapa Caprinos, Embrapa Gado de Corte, Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul e da Região do Pantanal (Uniderp) e Câmara Setorial de Ovinocaprinocultura do MS.
Foto 1. Organizadores do evento: Fernando Miranda, da Uniderp e da Câmara Setorial; Angela Eloy e Fernando Reis da Embrapa Caprinos e Alexandre Agiova, da Embrapa Gado de Corte
Pela primeira vez o evento está sendo realizado fora do Ceará. Segundo Fernando Miranda, coordenador da Câmara Setorial e professor da Uniderp, essa mudança mostra o reconhecimento do potencial da região centro-oeste na produção de pequenos ruminantes. "Nos últimos 6 anos, a região teve um crescimento do rebanho da ordem de 35%", afirma.
Para Angela Eloy, da Embrapa Caprinos, o objetivo da Secob é realizar uma ponte entre os avanços tecnológicos que vêm sendo pesquisados e os produtores e técnicos, que realmente irão aplicar as novas tecnologias. "Apesar da apresentação de painéis científicos, o evento não tem enfoque acadêmico, e sim de visão geral de cada etapa da atividade", explica a pesquisadora.
Outro coordenador do evento, Diônes Santos, da Embrapa Caprinos, descreveu a Semana como um fórum de discussões entre ensino, pequisa e produção, no qual a Embrapa apresenta as suas experiências e recebe as demandas dos outros elos, para orientar novas pesquisas.
"Justamente por sermos um centro de pesquisa de abrangência nacional, precisamos conhecer as outras realidades do país. Por isso, a idéia é que a Secob se torne itinerante, sendo realizada cada ano em uma região de potencial em pequenos ruminantes.", finaliza Diônes.
Além das palestras e dos painéis científicos, a Secob encerrará sua programação com uma visita ao Frigorífico JS, exclusivo para o abate de ovinos no estado, e ao Centro Tecnológico de Ovinocultura, na Fazenda Escola da Uniderp.
Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint.
Envie seu comentário: